Trajetória científica na Hemofilia: de onde viemos e onde estamos?
A hemofilia se tornou inicialmente conhecida por seu efeito nas casas reais da Europa, desde a rainha Vitória até as familias reais russa, prussiana e espanhola1.
A modernização do tratamento para hemofilia se inicia nos anos 70. A descoberta da “globulina anti-hemofílica” em meados do século XX abriu caminho para a produção de crioprecipitado e depois de concentrados de FVIII e FIX2.
Os produtos derivados do plasma, seguidos dos produtos recombinantes revolucionaram o tratamento da hemofilia através do tratamento domiciliar e profilaxia,melhorando drasticamente a qualidade e expectativa de vida das pessoas com hemofilia durante a última década1. A terapia gênica, em estudo, demonstra resultados positivos e se mostra como potencial tratamento para as hemofilia A e B no futuro2.
Os tratamentos para hemofilia ao longo dos anos
Evolução do tratamento no Brasil
PP-JIV-BR-0210-1
Referências
- 2000 - Federação Mundial de Hemofilia (WFH): recomenda o tratamento profilático como terapia padrão de reposição para a Hemofilia A Return to content
- 2020 - Recomendação positiva CONITEC para incorporação de tratamentos de meia-vida estendida (EHL) no SUS Return to content